Notícia - Viciados em internet


PorJonathan de Vil...- Postado em 20 abril 2013

Viciados em internet passam cada vez mais tempo vivendo virtualmente

O comerciante Paulo Roberto Alves passa quase dez horas seguidas em frente ao computador. De tanto jogar online, ele já arrumou confusão com a mulher. “Ela veio, até querendo me dar umas vassouradas por causa do jogo, realmente, mas depois ela veio me deu uns beijos e ficou tudo bem".

A diversão de estar conectado, seja jogando ou conversando com os amigos, pode deixar de ser saudável e passar a ser uma compulsão. Os psiquiatras comparam o vício em internet com a dependência em drogas.

A psiquiatra Analice Gigliotti diz que a chave para saber se há ou não um problema é identificar os prejuízos. “Primeiro quando a pessoa tenta diminuir o uso de internet ou parar de usar e se sente mal. Mal humorada, inquieta deprimida, ansiosa. Outro, quando ela começa a sentir que ela está precisando se conectar cada vez mais horas por dia mais tempo”.

Outros sinais indicam vício são: não dormir ou pular refeições para ficar conectado; ouvir reclamações constantes dos amigos e da família em relação ao tempo gasto com internet ou deixar de sair para ficar no computador.

Patrícia Moura é publicitária e não consegue ficar longe do celular nem quando está dormindo. “Se alguém me chamar em uma rede, por exemplo, tem um sinal sonoro eu acordo e vou responder”.

Ela tem 20 perfis em redes sociais e só pensa em postar, até em situações inusitadas. “O elevador deu um tranco entre um andar e outro e aí eu tive uma sensação de que ia ficar presa horas. A primeira coisa que eu pensei foi: nossa tenho bateria no celular e vou falar com meus amigos nas redes sociais. Em nenhum momento eu pensei em pedir ajuda imediatamente eu sim em falar com eles".

 

Resenha

                Entre todos os pontos positivos que a internet nos traz, a reportagem evidência os malefícios que o uso abusivo dela ocasiona, sendo comparada à um vicio com as drogas. Ela acarreta alguns sintomas de abstinência, como o mal-humor,  insônia, falta de apetite, entre outros.

                Sendo indispensável para a vida moderna tanto para o trabalho como para a comunicação, a internet tem que ser usada corretamente, não podemos ficar dependente dela. Além dos sintomas físico causado pelo uso indiscriminado dela,  temos o afastamento com o mundo real, estando boa parte do seu tempo livre em sites de redes sociais, jogos on-line, enfim se tornando dependente da rede.

                Ao mesmo tempo que ela aproxima pessoas, como poder conversar com amigos de outros países, ela afasta, fazendo com que pessoas que moram perto, até mesmo numa mesma casa, escolham conversar pela internet do que face a face. Isso gera pessoas cada vez mais tímidas e com a dificuldade de viver numa sociedade.

                Enfim, não podemos deixar de usar a tecnologia, porém usá-la de uma forma consciente, extraindo todos os benefícios que ela proporciona sem se tornar um escravo deste meio.