O portal reúne pesquisadores de mestrado e doutorado dos programas de direito e de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC.

 

Tem por objetivo principal a disseminação de trabalhos sobre governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento.

 

>Revista de e-gov

 

>Eventos de e-gov

Conta de usuário


To prevent automated spam submissions leave this field empty.


Projetos e Temas de Interesse



A informação pode ser considerada como objeto agregado de valor que auxilia na tomada de decisões; sem ela os governos e negócios do mundo todo não podem funcionar. A chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento se firma nas Tecnologias de Informação e Comunicação desenvolvidas no século XX e início do século XXI, e através dessas, pessoas do mundo inteiro podem se inter-relacionar. Porém, tal avanço tecnológico trouxe determinadas questões de cunho ético que merecem ser observadas, tais como roubo de informações, difamação, exclusão digital etc. Deve se ter em mente também, que este sistema é direcionado principalmente para o mercado. Outro fator a ser considerado, é a grande quantidade de informações que circulam nas mídias nos tempos atuais. Esta grande carga de informações pode vir a prejudicar a capacidade de reflexão dos indivíduos e, como conseqüência, a sua capacidade de pensar e ponderar a respeito daquilo que se busca, além de atrapalhar o raciocínio em cima de conceitos éticos. O bibliotecário deve ter consciência das características inerentes à Sociedade da Informação e, além de suas habilidades de ensinar a recuperar informações, este profissional deve procurar incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo nos seus usuários. Esta pesquisa visa propor, através de uma extensa revisão de literatura, uma meditação a respeito deste tema tão pertinente à sociedade de hoje.

Fonte: http://pantheon.ufrj.br/handle/11422/281

 
carlos2017
22/09/2017 - 10:28
0 comentário(s)