Resumo do documentário Uma Verdade Inconveniente

Professor: Aires Rover

Aluno: Anamaria Santos Custódio

Uma Verdade Inconveniente

O documentário analisa a questão do aquecimento global, a partir da perspectiva do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Ele apresenta uma série de dados para comprovar a correlação entre o comportamento humano e a emissão de gases na atmosfera. Não é preciso sairmos de casa para que vejamos uma série de fenômenos naturais com uma frequência elevadíssima, qualquer meio de comunicação é capaz de fornecer tais notícias, tais como: um furacão, enchentes, secas.

Gore faz uma comparação entre um objeto e a terra, quando passamos verniz em determinado objeto a sua espessura é fina, tal como a camada de ozônio em relação à Terra. Se aumenta a emissão de dióxido de carbono, a espessura da camada de ozônio aumenta, e maior quantidade de raios ficarão contidos dentro dela, ocasionando o aquecimento global.

Com o advento da Revolução Industrial tais efeitos aumentaram de forma assustadora, a escala progressiva está de maneira aceleradíssima, mesmo que tenhamos vários estudos provando que o mundo passa de maneira cíclica por tais eventos, nunca se constatou tais mudanças em níveis tão altos.

É necessário uma mudança de atitudes, desde a educação primária à reeducação dos adultos. Quantas catástrofes mais devem acontecer para que a sociedade acorde para essa realidade? Teremos tempo suficiente para esperar tal conscientização social? Os hábitos devem ser modificados, é necessário um freio ao capitalismo e um cuidado maior com o meio ambiente.

O documentário “Uma Verdade Inconveniente”, vencedor do Oscar de Melhor documentário do ano de 2007, do ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, surgiu com o intuito de promover a reflexão sobre a situação atual do clima terrestre e de como as pessoas, através de suas atitudes cotidianas, vem contribuindo, com o passar dos anos, com o processo de deterioração do planeta.

Em sua jornada pelo território estadunidense, Al Gore toca nos principais pontos relacionados ao desenvolvimento humano, crescimento econômico, política ambiental e equilíbrio climático, valendo-se de dados, notícias, gráficos, slides e uma oratória que busca comover o público-alvo, que vai desde crianças (uma vez que é utilizado um vídeo produzido pelo criador da série “Os Simpsons”, Matt Groening), até idosos.

O vencedor do prêmio Nobel da Paz, também no ano de 2007, vem então, através do documentário, tentar alertar e conscientizar a sociedade a rever seus conceitos, e tornar a vida na Terra um pouco mais moral.

“Nossa habilidade para viver no planeta Terra para ter um futuro como civilização é um problema moral.”  - (GORE, Al.)