Notícia: HACKERS AVANÇAM SOBRE OS CRIMES DE INFORMÁTICA


PorRomário Pedro R...- Postado em 17 julho 2013

 

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=32184&sid=18#.UeWF99LU-LS

A notícia em questão retrata os crimes citados no texto, fala especificamente do crime sobre propriedade intelectual  que se utiliza da informática, sendo portando o ‘crime de informática misto’.

Segundo a reportagem está crescendo o número de crimes do tipo. E também a complexidade dos ataques também evoluiu:  “O levantamento aponta que a natureza complexa desses dados tornam os ataques por eles igualmente complexos”.

O fator principal que  leva a esse tipo de crime é o financeiro, “O crime de roubo de propriedade intelectual tem finalidades estratégicas ou financeiras: uma empresa pode se aproveitar de dados sigilosos de uma rival para ganhar vantagens artificialmente no mercado ou alguém em posse de propriedade alheia pode tentar lucrar com subornos ou no mercado negro”.

Segundo a reportagem os servidores de bancos de dados, em parte significativa dos casos, ficam vulneráveis  facilitando a invasão. Fator também importante é a falta de preparo dos funcionários que manuseiam os sistemas das empresas: “seus sistemas são tão seguros quanto seus funcionários são preparados”.

Portanto os crimes de informática tem diversos fatores, a fragilidade dos sistemas atuais tanto de organização quanto de programas é um ‘abre espaço’ para tal conduta.