Invasão a um sistema de votos nos EUA


Porgustavobachtold- Postado em 17 maio 2012

 

Hackers invadem votação pela internet e fazem personagem ganhar

 

Uma eleição experimental para o Conselho de Educação de Washington, nos Estados Unidos, terminou com a vitória de Bender Entortar Rodríguez, personagem da série animada Futurama. O resultado se deve à liberdade que o Conselho deu para que hackers tentassem interferir com o sistema para garantir a segurança da votação. O teste ocorreu em condições reais quatro dias antes da eleição verdadeira.

A votação pela internet é um projeto piloto na cidade de Washington e tem como objetivo permitir que pessoas que estejam fora do país consigam exercer o direito de votar.

A invasão levou apenas 48 horas. Nesse período, pesquisadores da Universidade de Michiganconseguiram acesso ao servidor. Conseguiram descobrir os códigos de votação para cada eleitor, os votos que foram dados, e alterar os votos para qualquer candidato.

Nos Estados Unidos é permitido o voto “write-in”, quando se escreve o nome do candidato em vez de votar em uma das opções existentes. Todos os votos foram trocados para “write-in” com o nome do personagem do Futurama.

Entre os responsáveis pelo teste está J. Alex Halderman, um especialista que já descobriu falhas em vários modelos de urnas eletrônicas.

Segundo o artigo que escreveram sobre a invasão, os pesquisadores ainda identificaram um acesso de um endereço IP do Irã, que eles bloquearam. Eles ainda obtiveram acesso a câmeras de vigilância da sala onde estava o servidor e também se infiltraram em equipamentos de rede.

Os especialistas deixaram diversos rastros do ataque, inclusive substituindo mensagens dos sistemas de votação. Mesmo assim, levou dois dias para que os administradores do sistema percebessem que a rede havia sido comprometida.

Os pesquisadores acreditam que a votação pela internet não é possível com as tecnologias de segurança atuais e que será preciso muitos avanços antes de essa opção ser tecnicamente viável.

 

fonte: http://www.linhadefensiva.org/2012/03/hackers-interferem-com-votacao-pela-internet-e-fazem-personagem-ganhar/

reflexão crítica:

 

A notícia acima exemplifica a fragilidade existente nos sistemas e tecnologias usadas hoje em dia. O desafio foi lançado para que se tentasse invadir e fraudar o sistema que possibilitaria votações via internet, e, em 48 horas, especialistas completaram o desafio e fizeram um personagem fictício vencer uma eleição. Isso demonstra a real necessidade de investimentos em segurança digital. Se um sistema carregado de medidas para proteção como este conseguiu ser burlado, imaginem a facilidade de invadir e falsificar e-mails, por exemplo.

Isso nos faz pensar também numa tecnologia que tanto confiamos, a urna eletrônica. Este, e muitos outros, são aparatos que consideramos seguros, porém também estão sujeitos a interferência de pessoas de má-fé. Com o aprimoramento das tecnologias de comunicação e tranferência de dados vêm junto as tecnologias de proteção destas, mas isso só é possivel se tivermos consciencia que não estamos imunes. É preciso sim grande investimento, tanto na esfera publica quanto na privada, em segurança, pois assim evitamos grandes perdas com o vazamento de informação, frauds, falsificações e tantas outras ameças digitais.