Falta qualificação no mercado da tecnologia,

Porjoseaugustoribeiro- Postado em 16 abril 2013

O Brasil é visto como um país em franca ascensão. Apesar dos indicadores econômicos terem recrudecido nos últimos meses, o desemprego continua em baixa e o padrão de consumo tem se elevado. A abertura para novos investimentos abriu novos postos de trabalho para o mercado brasileiro, entretando o país segue buscando corrigir velhos problemas como a falta de profissionais qualificados.

No setor de produção tecnológica esta carência é ainda mais evidente. Segundo a notícia, no atual ritmo, somente em 2015 o país terá lotação de trabalhadores qualificados no setor. O fenômeno que se observa, é um ritmo descompassado entre a alta expansão de empresas do ramo de técnologia e a formação de empregados aptos à exercê-las.

O fenômeno não é somente presenciado no Brasil. Nosso vizinhos latino-americanos também sofrerão com um acréscimo de 27%, até 2015, em relação a insuficiência de mão de obra. O fonômero será mais evidente no Brasil devido aos eventos internacionais que serão realizados nos próximos anos: Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

O governo federal se mobilizou recentemente para reverter este quadro. O programa "Ciência sem fronteiras" visa subsidiar a experiência de um intercâmbio científico para universitários brasileiros. Os recursos são ainda destinados apenas a áreas das ciências exatas e tecnológicas, visando justamente amenizar as deficiências da educação brasileira em setores estratégicos. Este modelo já se mostrou muito eficiente em países como: India, Coréia do Sul e mais recentemente China. O Brasil vive o seu momento de maior pujança econômica em sua história, é de suma importância alimentar investimentos em áreas estratégicas como a educação, a fim de transformar o crescimento econômico em um fato duradouro e não apenas uma efemeridade econômica.