O pensamento descolonial e o modelo de cidadania do novo constitucionalismo latino-americano

Porjuliawildner- Postado em 27 maio 2015

Enzo Bello

Resumo

Este artigo realiza um delineamento teórico do pensamento descolonial e identifica o que ele teve reconhecido como previsões normativas em termos de modelo de cidadania no novo constitucionalismo latino-americano. Seus objetivos consistem em (i) mapear as principais referências teóricas no âmbito do pensamento descolonial; (ii) sistematizar as contribuições relativas ao debate contemporâneo sobre cidadania; (iii) analisar as possíveis relações entre essas formulações e o modelo de cidadania (normatividade e efetividade) do novo constitucionalismo latino-americano, nos casos de Bolívia e Equador; e (iv) coletar instrumental teórico para posterior análise de objeto real consistente nas práticas de resistência cidadã no espaço urbano do Rio de Janeiro no contexto dos megaeventos esportivos internacionais. O problema central da pesquisa está presente em duas indagações: Existe uma relação direta entre as formulações teóricas do pensamento descolonial e o modelo de cidadania do novo constitucionalismo latino-americano? Caso positivo, por meio de quais elementos e em que medida? Em termos de metodologia, adota-se a pesquisa qualitativa, com perfil exploratório, mediante o uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e de análise documental. A pesquisa assume, assim, um perfil interdisciplinar que articula Direito, filosofia e sociologia, instrumentalizado pelo raciocínio indutivo-dedutivo.

Palavras-chave: pensamento descolonial, cidadania, novo constitucionalismo latino-americano.

Fonte: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/RECHTD/article/view/rechtd.2015.71.05

Acessado em 27 de maio de 2015.

AnexoTamanho
o_pensamento_descolonial_e_o_modelo_de_cidadania_do_novo_constitucionalismo_latino-americano.pdf489.91 KB