EDUCAÇÃO HOLÍSTICA E A VISÃO DE CONJUNTO: O CASO DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU


PoreGov- Postado em 04 março 2011

Autores: 
OLIVEIRA, José Afonso de
SILVA, Amarildo Jorge da
SILVA, Roberto Malta da

Neste artigo discute-se a importância da educação como processo de
autonomia e de libertação do homem e da mulher. O contexto da discussão é a cidade
de Foz do Iguaçu. Trata-se de um Estudo de Caso com corte transversal. Para a
produção do texto utilizaram-se da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da
pesquisa de campo. O objetivo principal do artigo é analisar e compreender o papel da
educação na sociedade do conhecimento, especificamente os efeitos da globalização
no processo educativo da cidade de Foz do Iguaçu. Afirma-se que sem educação e o
seu processo educativo a sociedade não pode avançar hodiernamente, pois, vive-se
agora no mundo que Peter Drucker chamou de sociedade do conhecimento, isto é,
sociedade pós-industrial. Sabe-se que nesta referida sociedade educação e o seu
processo pedagógico é uma das ferramentas essenciais para se alcançar respeito e
dignidade, com qualidade de vida para todas as entidades vivas incluindo o ser
humano. O texto indica que a superação de nosso atraso, de fato pode ocorrer, na
medida em que se tenha educação acessível para todas as camadas, que esta
educação seja mais eficiente e eficaz e que permita realizar o sonho de Paulo Freire,
isto é, que também seja educação libertadora e transformadora. A educação para o
Século XXI deveria ancorar-se, fundamentalmente, em dois eixos: o desenvolvimento
científico e tecnológico e os aspectos pertinentes à cidadania. Sabe-se que sem
estes eixos transversos, o processo educativo é inócuo, persistindo uma sociedade que
se pauta pelo atraso, visível por meio das escandalosas desigualdades sociais que refletem naturalmente a visão de mundo fragmentada que é característico da lógica
cartesiana. Portanto, indica-se que a educação prazerosa deveria ser um esforço
contínuo da sociedade para superar e cambiar a realidade. Finaliza-se o artigo
acreditando que a realidade pode ser modificada na medida em que todos os cidadãos
e cidadãs sejam devidamente educados e cônscios de seus deveres e obrigações.

AnexoTamanho
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