Políticas educativas para crianças de 0 a 3 anos


PorRoger Lamin- Postado em 24 novembro 2017

Autores: 
Vera Maria Ramos de Vasconcellos

Resumo

   Este artigo foi construído a partir de reflexões teórico-práticas realizadas no Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão (NEI:P&E),1 que se insere na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Educação do ProPEd/UERJ. Por tradição nossos estudos abarcam questões de desenvolvimento humano de crianças, de suas famílias e de seus educadores/professores. A perspectiva teórica é sócio-histórica-cultural, tendo como orientação básica os trabalhos desenvolvidos por Lev Vigotski e Henri Wallon. O campo de pesquisa envolve três municípios: Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Niterói. Em todos eles, o foco do estudo recai sobre as políticas públicas de educação infantil entre os anos 2009 e 2013, as tensões implicadas entre o texto das políticas e as práticas cotidianas, além das suas implicações histórico-culturais que orientam e distinguem os enfoques em cada município.

Palavras-chave: educação infantil; políticas educacionais; abordagem sócio-histórica-cultural

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