Políticas de identidade no contexto da discussão racial: a academia negra no Brasil


PorRoger Lamin- Postado em 13 agosto 2018

Autores: 
Sheila Ferreira Miranda
Resumo
 
O artigo busca a construção de um quadro teórico de análises acerca da situação dos negros no espaço acadêmico
brasileiro, questionando o sentido de produção do processo identitário desses sujeitos, tendo em vista sua
configuração em meio a uma comunidade hegemônica de valores etnocêntricos. Tendo a Teoria da Identidade
como pressuposto fundamental, defendemos a tese da impossibilidade da discussão da carência de negros no
sistema docente brasileiro quando unicamente guiada pelos pressupostos do mérito e qualificação pessoais,
tendo em vista as evidências dos efeitos da transmissão intergeracional da pobreza aliados à discriminação
racial e de uma lógica guiada pela sustentação dos privilégios a determinados grupos hegemônicos. Finalmente,
corroboramos a necessidade da realização - de fato, e não só de direito - da proposta de ações afirmativas
implementada pela Lei 12.990, levando-se em consideração a carência de concursos realizados nessa perspectiva.
 
Palavras-chave: identidade; professores universitários; relações étnico-raciais; teoria crítica.
AnexoTamanho
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