“IDEIAS-FORÇA” DO PENSAMENTO DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL


PorRoger Lamin- Postado em 30 novembro 2017

Autores: 
Vera Maria Ferrão Candau

RESUMO:

A ampla produção do sociólogo português Boaventura Sousa Santos tem impactado diferentes áreas do conhecimento, assim como movimentos de iniciativa de diversos atores sociais, orientados a promover processos de transformação social e construção democrática. Consideramos que suas contribuições são de especial relevância para o debate sobre as questões educativas na sociedade atual. É nesse horizonte que se situa o presente trabalho, que tem por objetivo identificar aspectos especialmente mobilizadores – “ideias-força” – do seu pensamento para se aprofundar, tanto teórica como praticamente, na perspectiva da educação intercultural crítica. O artigo está estruturado em três partes que mutuamente se exigem: uma reflexão sobre a expressão “ideias-força”; as principais tendências da educação intercultural hoje na América Latina; e a apresentação de algumas das “ideias-força” do pensamento de Boaventura, que permitem aprofundar e ampliar a discussão sobre a educação intercultural na perspectiva crítica.

Palavras-chave: Educação Intercultural.Boaventura Sousa Santos. “Ideiasforça”. Igualdade/diferença. Ecologia de saberes.

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