Wirelles é seguro?


PorAnônimo- Postado em 05 outubro 2009

A notícia versa sobre a vulnerabilidade de redes baseadas em tecnologia wirelles, que ganha espaço cada vez maior em instituições e empresas oferecendo aumento de produtividade com custos relativamente baixos. Entretanto as redes sem fios necessitam cuidados especiais na vida do usuário, por se tratar de um sistema de radiofreqüência (comunicação via ondas de rádio) com o objetivo de fornecer uma alternativa às atuais conexões utilizando cabos. Um transmissor erradia dados de uma rede em todas as direções, existindo uma dificuldade em impedir que uma pessoa mal intencionada possa se conectar a ela, roubando informações e cometendo crimes digitais.
Dados revelam que a criptografia já não oferece segurança e é quebrada em minutos, segundo a fonte (http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/09/01/tecnologia-de-criptografia-wpa-e-quebrada-em-questao-de-minutos-no-japao/), empresas devem estar aparelhadas para não sofrerem com os riscos ligados a má proteção da rede utilizando, por exemplo, dois tipos de autenticação interessantes para o uso corporativo O EAP-TLS (Uso de certificado de rede e outro de usuário) e o EAP-TTLS (Uso de certificado de rede e usuário e senha). Em caso de crime digital as empresas devem estar preparadas para responder cuja origem tenha sido sua rede (fornecendo dados apenas sob ordem judicial).

OPINIÃO:

Para garantir um serviço adequado e eficaz sem comprometer a segurança da informação das empresas é preciso um projeto de implementação segura de redes sem fios, identificar os pontos falhos e elaborar detalhamentos técnicos e soluções para eles.

Disponível em : http://blog.bsbrasil.com.br/?cat=3