Vida Degradante


PorAnônimo- Postado em 30 março 2010

Cada vez mais degradado, nosso mundo não mais suporta as condições em que vivemos. Uma quantidade excessiva de pessoas sobre a terra, desmatamentos para criar gado, queimadas para plantações e poluição para o conforto. Tudo isso somado à falta de consciência (talvez até mesmo de conhecimento) está tornando o mundo mais e mais insuportável.
O principal acusado de todos os malefícios: nosso modo de viver. Consistindo em uma maneira egoísta e oportunista, o tipo de homem que o capitalismo tem deixado para o planeta é praticamente insustentável. Pensamos apenas em nós, mas não nós como um todo, mas nós como indivíduos, isolados de qualquer outra coisa, até de nós mesmos. Basta estarmos bem e está tudo bem. Muito menos nos preocupamos com as outras espécies. Praticamente nos desligamos do resto da fauna (e da flora).
Utilizando o aquecimento global (que hoje parece moda falar dele) como exemplo é fácil analisar a constatação. As queimadas para a plantação de soja, por exemplo, liberam dióxido de carbono na atmosfera. Essa soja não será usada para alimentar seres humanos, mas sim gados, que compactam o solo em que andam (causando assim mais problemas ambientais). Esses gados, com sua liberação de gases, expelem metano (que é outro dos gases estufa), sem falar na violência que depois eles irão sofrer para que alguns humanos (onívoros) tenham o simples prazer de comer um pedaço dele. Esse pedaço, se for 1 kg, gastará em média 15.000 litros de água, e com a falta de saneamento (principalmente em países do Sul), a água está ficando poluída com os excretas humanos e outros tipos de produtos.
A degradação em que vivemos não é só ambiental, como também em nossas vidas. O capitalismo faz com que sejamos alienados a comprar o que não podemos (seja pela nossa condição financeira ou até mesmo pelo que o planeta é capaz de suportar), degradando assim o meio ambiente com coisas fúteis e, talvez, inúteis. Devido à poluição, doenças como a asma são mais comuns, por exemplo.
Uma sociedade que é dependente do petróleo, consume o que não deve e que preza apenas pelo conforto individual, há apenas duas opções: ou muda completamente o modo de viver e de ver o mundo, ou espera que o mundo mude completamente o modo da sociedade viver.