Transparência do Governo Paranaense devido ao uso do Governo Eletrônico


PorAnônimo- Postado em 26 abril 2010

Resumo da notícia:
Após as contas do Governo do Estado do Paraná estarem disponíveis na internet para que todos os brasileiros, em especial, os paranaenses, pudessem controlar os gastos estaduais, foram tomadas outras medidas para aumentar a transparência do Estado, tais como a criação de diversos portais na rede que aumentam a interação do cidadão na política.

Link da notícia:
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=55245&tit=Governo-do-Estado-nao-ressucitou-PEC-manteve-compromisso-com-a-tranparencia

Comentário da notícia:
Atualmente, torna-se cada vez mais indiscutível a necessidade do Governo, no âmbito federal, estadual/distrital e municipal, disponibilizar planilhas de dados, despesas e orçamentos na internet, para que qualquer cidadão tenha possibilidade de "controlar para onde é destinado o dinheiro que ele paga com os impostos" e entender o funcionamento da máquina estatal, bem como onde esta promove a maior parte de investimentos e gastos.
Tal oportunidade faz com que a população se sinta mais próxima do governo e desperte nela um maior sentimento de cidadania e também de transparência por parte do Estado. Isso faz com que floresça um patriotismo ainda maior na nação, ao perceber que os gastos públicos são comprovados e calculados com responsabilidade, sem que a sensação de impunidade se agregue a noção de política e desvio de verbas.
O portal do governo em destaque na notícia recebeu muitos prêmios e foi, inclusive, colocado na lista de apenas 11 Estados, que a ONG Contas Abertas fez dos Estados brasileiros que divulgam seus gastos na internet. Este número ainda é muito pequeno, visto que no Brasil existem 26 Estados e o Distrito Federal, porém com uma maior inclusão da dos cidadãos, a tendência é este número dobrar e em pouco tempo, ser implementado o Governo eletrônico sem todo o território nacional.