Território Virtual


PorAnônimo- Postado em 22 setembro 2010

Resumo: O Google Earth é um programa de computador cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é similar, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.
(fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Earth, acesso em 22/09/10.)
Comentário: Descobrir um local na cidade, fazer publicidade de uma empresa, elaborar mapeamento urbano, geológico, hidrológico e sazonal, já são tarefas que utilizam como suporte de pesquisa o programa google earth na temática do teletrabalho.
A evolução do programa google earth, afetará sem sombra de dúvidas o trabalho de arquitetos, urbanistas, engenheiros, publicitários e grande parte da sociedade em geral.
Os edíficíos podem ser projetados pelos arquitetos em três dimensões e inseridos no google earth, isso possibilita aos urbanistas uma visualização do resultado do plano diretor de uma cidade em três dimensões, qualificando as análises de insolação e ventilação dos edifícios e espaços públicos. Talvéz em futuro muito breve, o plano diretor das cidades estará ligado ao google earth, fazendo com que qualquer alteração do mesmo realizada pelo legislativo municipal, poderá ser acompanhada em tempo real pela sociedade e especialistas da área, possibilitando ainda o rastreamento das decisões tomadas pelo legislativo, como modo de elucidar a sociedade nas decisões deferidas pelo poder executivo ao longo da história da evolução da cidade.
A participação da sociedade nas decisões ambientais, seja ela no que tange o meio ambiente artificial (cidades) ou natural, junto ao poder público, poderá horizontalizar consideravelmente a tomada de decisões a respeito do ambiente em que vivemos, atravéz de ferramentas virtuais de comunicação instantânea aliada a programas de monitoramento do globo terrestre.