Teletrabalho no Brasil: o exemplo da Gol


PorAnônimo- Postado em 09 setembro 2009

Teletrabalho no Brasil: o exemplo da Gol

RESUMO
A notícia nos conta que o trabalho em casa já é uma realidade de grandes empresas. No Brasil, por exemplo, consta que já há mais de 10 milhões de teletrabalhadores. O foco da notícia é a empresa “Gol”, que já tem 50 atendentes de telemarketing trabalhando diretamente a partir de suas casas, reduzindo custos e investimentos para a empresa, oferecendo oportunidades diferenciadas aos empregados, e servindo de exemplo para outras empresas que relutam em fazer o mesmo – seja em tarefas operacionais, técnicas ou administrativas.
O teletrabalho exige desafios de ordem jurídica, tecnológica, de gestão, etc. É muito difícil para o gestor abrir mão de manter sob os seus olhos a força de trabalho. Apesar desses desafios, uma grande vantagem é a redução de custos. E, também, há a vantagem de inclusão social como disse Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de planejamento e TI da Gol: “Há uma força de trabalho disponível que tem dificuldade de se deslocar de casa para o escritório, como mães que precisam ficar com os filhos e portadores de deficiência física. Com esse sistema, podemos oferecer oportunidade de emprego a essas pessoas”.
O software da Gol é projetado para não permitir que o atendente use outro programa simultaneamente, impedindo distrações já que o atendente está trabalhando em sua casa, cujas distrações são muitas. E, para evitar que o atendente coloque outra pessoa trabalhando em seu lugar e vá dar uma voltinha, o sistema tem um leitor de impressões digitais e exige que a identificação biométrica do funcionário a cada meia hora.

OPINIÃO

O teletrabalho é uma tendência na sociedade da informação. E em muitas empresas já virou uma prática comum. Acredito que traz inúmeras vantagens como, por exemplo, o fim do problema do espaço físico restrito, redução de custos. Além disso, é uma alternativa para os dias de intenso congestionamento no transito, temporais que alagam a cidade. E, como o vice-presidente da gol já havia dito, há uma inclusão social de pessoais que tem dificuldades de se locomover devido deficiências físicas.
Contudo, acredito que apesar das grandes vantagens é preciso tomar cuidado, pois outros problemas surgirão. Por exemplo, ao invés de se preocupar com o bloqueio de uma estrada impedindo os colaboradores de chegarem até o local de trabalho, a empresa dever-se-á preocupar com um apagão na internet residencial. Além disso, será preciso mudanças nas técnicas gerenciais e no comportamento dos colaboradores para que a empresa continue eficiente e produtiva, contudo muitas pessoas possuem resistências às mudanças. Portanto é preciso um trabalho cuidadoso, bem elaborado e que seja implantado de forma gradual na organização, ou seja, é preciso que os funcionários sejam treinados.
Concluo, então, que o teletrabalho é e será um instrumento importante nas organizações, desde que bem elaborado como os instrumentos utilizados pela Gol.

FONTE: http://www.efetividade.net/2009/07/03/teletrabalho-no-brasil-o-exemplo-da-gol/
ACADÊMICA: Vanessa Moritz Luz