Suicídio consentido da sociedade


PorAnônimo- Postado em 29 março 2010

É interessante analisar o comportamento da maioria das pessoas na sociedade capitalista moderna, interessante pela capacidade que temos de pensar os problemas ambientais e sociais como algo distante que nunca vai chegar até nós, pior ainda são aqueles que desconfiam dos estudos científicos e concluem que aquecimento global e palperização da sociedade são mera balelas.
O que chama mais a atenção é a ingenuidade das autoridades e grandes empresários ao falarem de crescimento econômico e de metas financeiras para o futuro. Falam como se fosse possível o desenvolvimento -desenvolvimento no sentido financeiro- em longo prazo sem maiores prejuízos para o ecossistema, será até quando o planeta vai aguentar o crescimento das economias mundiais? Levando em consideração que esse crescimento depende diretamente da exploração da natureza.
Além da questão ambiental, não menos importante é a questão social. Nos noticiários da TV, na internet,na imprensa escrita só se ouve falar em "crescimento", em "desenvolvimento", mas o que caracteriza o desenvolvimento de um país e como se mede isso? com o PIB?É consenso mundial utilizar o PIB como indicador de desenvolvimento, deve ser porque ele só mede acumulação de capital e não distribuição de renda ou melhorias no atendimento público de saúde ou na educação. Ou seja, enquanto os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, a mídia mente para todo mundo que estamos mudando para melhor.