SLTI quer melhorar a transparência e desburocratizar mais em 2009


PorAnônimo- Postado em 06 outubro 2010


Publicado em 23/12/2008

Responsável pelas ações e pela formulação das diretrizes e normas para o uso das Tecnologias da Informação e das contratações públicas do Governo Federal, o Ministério do Planejamento consolidou em 2008 inúmeras iniciativas para a melhoria da gestão, ampliação da transparência e eficácia do Estado Brasileiro.

Entre elas, está o aperfeiçoamento do processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação e a consolidação de uma estratégia de fortalecimento desse setor nos órgãos federais.

Outro grande avanço é o Portal de Convênios do Governo Federal que passou a disponibilizar para a sociedade informações sobre os recursos repassados voluntariamente pela União aos estados, municípios e Organizações Não-Governamentais.

Nessa entrevista, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, explica a relevância das medidas tomadas pelo Governo Brasileiro em 2008 nessa área.

Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/slti-quer-melhorar-a-transparencia-e-desburocratizar-mais-em-2009


Comentário:

A transparência e desburocratização realmente são assuntos fundamentais e em pauta na sociedade brasileira. Evidentemente o país passa por uma terrível crise no que tange tais assuntos, sendo que tal fato é proveniente de uma longa evolução histórica, a qual causa repúdio mesmo nos cidadãos mais tolerantes com a política brasileira. Não se deve medir esforços para que possamos melhorar de alguma forma a situação nacional, ao passo que a transparência dos governantes e a diminuição da burocracia poderiam vir a contribuir sensivelmente para tal meta.

De acordo com isso, felizmente podemos contar com uma tecnologia da informação muito desenvolvida. A internet, através do governo eletrônico, pode levar milhões de cidadãos a um contato quase que direto com o política do Brasil, além de reduzir de forma surpreendente o trabalho de técnicos, permitindo assim a desburocratização. É assim, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, e o aplicando de forma comprometida à informação, que será possível tornar melhor a situação em que nos encontramos, convivendo de forma natural e constante com o governo eletrônico.