Seminário Competitividade da Indústria Brasileira de Tecnologia da Informação


PorAnônimo- Postado em 26 setembro 2009

Seminário - Competitividade da indústria brasileira de tecnologia da informação: a necessidade de uma nova política industrial para o segmento de hardware

DATA : 06.10.2009
HORÁRIO : 9h30 às 16h30
LOCAL: Plenário 13, Anexo II da Câmara dos Deputados

O Brasil é um dos maiores mercados de tecnologia da informação do planeta. Há alguns anos falava-se em um atraso tecnológico do país, criado em grande parte pela reserva de mercado, que fechou nossas fronteiras à inovação. Hoje, pelo contrário, temos uma indústria dinâmica, que utiliza o que há de mais moderno e eficiente em tecnologias de produção.
Contudo, no setor da tecnologia da informação, o Brasil ainda consome muito mais do que produz. No setor de hardware, a indústria nacional ainda tem pouca capacidade de competir com seus rivais estrangeiros, e o mercado é abastecido majoritariamente por equipamentos e componentes importados.
Reconhecidamente não nos falta talento, não nos falta mercado interno, tampouco nos falta capital para investir. O maior entrave para o desenvolvimento de uma indústria nacional de hardware é a ausência de uma adequada política industrial para a promoção da inovação.
É inconteste a necessidade de modernização da política industrial de tecnologia da informação. E para que tal modernização aconteça, é imprescindível o aperfeiçoamento do marco legal vigente do setor. Governo, indústria e sociedade podem, em conjunto, elaborar novas diretrizes, que ampliem a competitividade do segmento de tecnologia da informação nos mercados interno e externo.
É com esse objetivo a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realizará esse Seminário sobre a competitividade da indústria brasileira de tecnologia da informação.

Mais informações: (61) 3216-6458.
COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA