Se o IBGE não te encontrar, responda pela Internet

PorAnônimo- Postado em 26 fevereiro 2010

Aírton José Ruschel
.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estará promovendo em 2010 o XII Censo Demográfico Brasileiro. Será o grande retrato em extensão e em profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e a divulgação dos resultados começa em dezembro, com as primeiras informações - população dividida por município, sexo e situação doméstica (rural ou urbana). Toda a comunidade acadêmica aguarda estes novos dados, os quais são utilizados nas pesquisas brasileiras.
.
A pesquisa será feita por 192 mil recenseadores, que vão visitar cerca de 58 milhões de domicílios, escolhidos de forma aleatória, em todos os municípios do País. O domicílio que for visitado e seu morador não for encontrado, receberá um aviso com orientações para que o morador responda o questionário pela internet, identificando-se com informações do aviso recebido. A experiência do IBGE serve para testar a alternativa para que no futuro a metodologia contemple o uso mais efetivo da internet para responder ao censo. Este é um bom exemplo de como o governo está aprimorando sua prestação de serviços ao cidadão através do egov.
.
Evolução: Em 2010 todos os recenseadores utilizarão computadores de mão e netbooks durante as pesquisas, enquanto no censo de 2000 eles utilizaram papel e caneta.