Realidade Virtual


PorAnônimo- Postado em 28 setembro 2010

A realidade virtual (RV) é um termo que se aplica aos ambientes simulados por computador que pode simular lugares no mundo real, bem como em mundos imaginários. A maioria dos atuais ambientes de realidade virtual são principalmente experiências visuais, exibidos tanto em uma tela de computador quanto através de displays especiais estereoscópicos, mas algumas simulações incluem informação sensorial adicional, como o som através de alto-falantes ou fones de ouvido. Alguns sistemas avançados agora incluem informações táteis, geralmente conhecidas como "force feedback", em aplicações médicas e jogos.

Os usuários podem interagir com um ambiente virtual ou um artefato virtual (AV), quer através da utilização de dispositivos de entrada padrão, como um teclado e mouse, ou através de dispositivos multimodal, como uma luva com fios, o Polhemus, ou "omnidirectional treadmill"(uma caixa de telas cujas imagens cercam o usuário). O ambiente simulado pode ser semelhante ao mundo real, por exemplo, em simulações de piloto ou de treinamento de combate, ou pode diferir significativamente da realidade, como nos jogos de realidade virtual. Na prática, atualmente, é muito difícil criar uma alta fidelidade à experiência de realidade virtual, em grande parte devido a limitações técnicas no poder de processamento, resolução de imagem, e largura de banda de comunicação; no entanto, os defensores da tecnologia esperam que essas limitações sejam superadas conforme o processador, a imagem latente e tecnologias de comunicação de dados se tornem mais poderosas e de baixo custo ao longo do tempo.

A realidade virtual é muitas vezes usado para descrever uma ampla variedade de aplicações comumente associada aos envolventes, visual avançados, ambientes 3D. O desenvolvimento do software CAD, hardware de aceleração de gráficos, displays de cabeça, luvas de banco de dados, e miniaturização tem ajudado a popularizar o conceito. No livro "A Realidade Virtual da Metafísica" por Michael R. Heim, sete diferentes conceitos de realidade virtual são identificados: simulação de interação, artificialidade, a imersão, a telepresença, a imersão do corpo inteiro e comunicação de rede. A definição tem ainda um certo romantismo futurista. Muitas vezes as pessoas identificam RV com as telas de cabeça e roupas performáticas, mas a RV vai além disso.

Para conferir o termo em sua totalidade, visite http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_reality

Alguns trechos sofreram acréscimos em seu conteúdo para facilitar a compreensão.