Propriedade Intelectual


PorAnônimo- Postado em 24 novembro 2010

Propriedade Intelectual

Cairo Lucas Machado Prates

SAP pode pagar US$1,2 bilhão a Oracle por danos à propriedade intelectual

“O fabricante alemão de softwares SAP concordou em pagar US$1,2 bilhão a seu rival, Oracle, para cobrir encargos legais após um julgamento no Vale do Silício, em troca de não haver indenização judicial por danos à propriedade intelectual, de acordo com fontes próximas ao acordo.
A SAP concordou com o pagamento, excessivamente alto, mediante a promessa da Oracle de não pedir indenização por danos em caso de infração de propriedade intelectual. A briga já dura dois anos e meio.
Segundo as mesmas fontes, o acordo necessita da aprovação final do juiz nortemericano do distrito de Phyllis Hamilyon. A SAP e a Oracle não se pronunciaram sobre o assunto.”

Fonte: ipnews.com.br

A Oracle é uma potencia quando tratamos da negociação no mercado de software, reconhecida mundialmente. A empresa ingressou com ação na seara adjudicaste, acusando a multinacional alemã SAP, por intermédio de seu fundador, Larry Ellison, da prática de espionagem industrial.
Segundo as alegações da Oracle, a empresa alemã orientava seus funcionários a baixar ilegalmente dados via web para realizar manutenção de softwares da Oracle em clientes, no intuito de convence-los a adquirir produtos de outras marcas. A ação ilícita fracassou, sucumbindo uma das subsidiárias da SAP, Tomorrownow.
O impasse já está solucionado no campo probatório, a empresa SAP é ré confessa, reconhecendo que roubou os dados, cingindo agora a contenda no montante da indenização, sendo que a SAP cogita milhões por meio de tratativa extrajudicial, por outro lado, a Oracle suscita bilhões. Enquanto isso, o processo está em andamento, o próprio fundador da Oracle prestará declaração como testemunha.

Florianópolis/SC, 23 de novembro de 2010.