Posto do Acessa SP é referência em governo eletrônico na cidade de Votuporanga


PorAnônimo- Postado em 11 novembro 2009

Em 31/10/2009
Iniciativa que conta com a parceria local da Secretaria da Fazenda e Procon gera até 1,2 mil atendimentos por mês

Posto do programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, tornou-se um dos locais de referência aos moradores da cidade de Votuporanga, região administrativa de São José do Rio Preto, que procuram serviços do governo. Dos 12 computadores disponíveis à população, dois são reservados para procedimentos do governo eletrônico.
Em mais de um ano da iniciativa, a unidade atinge a marca de 1,2 mil serviços de e-Gov prestados a cada mês -são em média 60 atendimentos por dia. Dentre os serviços prestados, destaca-se a inscrição em concursos públicos, emissão de segunda via de contas de luz e telefone e o pedido do Título de Eleitor. "Mas a maioria dos cidadãos quer consultar seu saldo ou se cadastrar no programa Nota Fiscal Paulista", destaca o monitor do Acessa SP de Votuporanga, Richard Paulino de Oliveira, autor do projeto que batizou de Mini Poupatempo Acessa SP, em referência ao programa de serviços ao cidadão do governo paulista.
Para ampliar a lista de serviços oferecidos ao cidadão, o Acessa SP de Votuporanga firmou parceria com a Secretaria da Fazenda e Procon locais. Agora, além de cadastrar e verificar os saldos do programa Nota Fiscal Paulista, o cidadão atendido no "Mini Poupatempo Acessa SP" também tem a alternativa de efetuar a transferência dos créditos do programa da Fazenda para sua conta bancária.
"Além de oferecer o acesso à internet gratuitamente, o objetivo do Acessa SP é oferecer conhecimento ao cidadão e soluções para a comunidade. Por isso, cada posto do programa possui agentes de inclusão social capacitados", explica o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.
Acessa SP
O programa de inclusão digital do Governo SP permite ao usuário o acesso livre à internet banda larga durante 30 minutos. Para navegar na rede mais de uma vez, após o término do período, é preciso que o usuário retire uma nova senha. O uso é ilimitado.
No Estado, o Acessa SP possui 511 postos distribuídos em 452 cidades, com 3.953 computadores e 954 monitores. Desde a sua fundação, há oito anos, o programa atingiu marca superior a 41 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,7 milhão de usuários com acesso gratuito à internet. Durante o Plano de Expansão, foram instalados em todo o Estado mais de 160 novas unidades, das quais 21 pertencem à região administrativa de São José do Rio Preto, que possui 48 postos ativos.

FONTE: http://www.oserrano.com.br/mais.asp?tipo=Local&id=13059

Comentário:

Ainda não se tornou comum encontrarmos iniciativas como a dessa cidade do estado de São Paulo, que investe recursos e incentiva a sua população ao uso dos serviços disponibilizados no meio eletrônico, oferecendo, inclusive, computadores com acesso gratuito e exclusivo a esses serviços.
Não há dúvida de que a expansão do uso do governo eletrônico beneficia tanto os cidadãos, quanto o próprio município, visto que os procedimentos são realizados de forma muito mais ágil, e, portanto, com esse acesso incentivado e facilitado, o governo atinge o objetivo principal que é a melhoria da gestão pública e do atendimento do cidadão, colocando o governo efetivamente ao alcance de todos.

Postado por: Heloise Nort