Pesquisa aponta crescimento do acesso à Internet nos lares brasileiros


PorAnônimo- Postado em 25 abril 2010

A notícia apresenta dados não só acerca do acesso a internet pela população brasileira como também sobre o aumento do número de computadores, da telefonia fixa e móvel, e do número de televisores e rádios. São feitas análises a partir das estatísticas e qual a relação dos dados apresentados com o governo eletrônico.
Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/pesquisa-aponta-crescimento-do-acesso-a-internet-nos-lares-brasileiros.

Comentário:
Antes de se falar em atuação do governo eletrônico, se faz necessária a implementação de uma infraestrutura básica para isso. Analisando os dados da notícia, parece que o Brasil está no rumo certo para esse futuro governo digital.
Constata-se que o número de pessoas com computadores e internet banda larga em casa cresce a cada ano, os acessos feitos nos domicílios aumentaram comparados com os acessos feitos nas chamadas lanhouses. Nem mesmo o auto custo de manutenção tem impedido a distribuição do acesso a rede nos mais diversos lugares do país.
Como se sabe, o objetivo principal do governo eletrônico é conseguir prestar um serviço que alie qualidade e agilidade, atingindo todas as camadas da sociedade. A partir disso,entretanto, fica claro que enquanto a população, em sua generalidade, não tiver capacitação digital e acesso de qualidade a internet não se pode falar em eficácia do governo eletrônico.Quando falamos na atuação digital do poder público,presumimos que a educação digital está presente na sociedade e é nesse ponto que deve haver muito cuidado, pois a parcela da sociedade que mais necessita da intervenção estatal é a mesma parcela que não tem acesso de qualidade a rede, se é que tem acesso.Para finalizar, pode se dizer que do ponto de vista do fortalecimento do governo eletrônico, são muito positivas as informações trazidas pela notícia. Entretanto, deve-se haver muita atenção para que esse novo modo de administração resulte em melhorias para quem mais precisa do Estado.