Perspectivas para o Teletrabalho no Brasil


PorAnônimo- Postado em 09 abril 2010

A notícia fala das vantagens e desvantagens do teletrabalho, além de suas implicações jurídicas. Nas vantagens, ressaltam-se as reduções de custos, o ganho de tempo, a menor necessidade de infraestrutura, o menor impacto ambiental, entre outras. Um dos principais problemas apontados é a forma de se aplicar as normas trabalhistas as novas relações de trabalho.
Fonte: http://www.juslaboral.net/2009/01/perspectivas-para-o-teletrabalho-no.html

Comentário:
Analisando o teletrabalho em si, podem ser observadas várias vantagens da sua implementação na sociedade. Uma das maiores fontes de lucro advindas da informatização do trabalho é a economia de tempo, no nível de dinamismo que está a sociedade atual, tempo significa dinheiro mais do que nunca. Fala-se também na questão ambiental. O teletrabalhador vai desenvolver suas atividades em casa, deixando as ruas descongestionadas e diminuindo o nível de poluição.
As comodidades acima citadas fazem parte do pacote de argumentos utilizados pelos defensores da implementação do teletrabalho. A análise da futura sociedade informatizada leva a crer que a vida humana vai se tornar mais cômoda.
Vale lembrar, entretanto, que uma das previsões referentes a futura sociedade do teletrabalho é a de que a automatização dos meios de produção vai ser elevada ao máximo, diminuindo custos, melhorando e aumentando a produção. A partir disso, questiona-se, para quem é interessante a automatização? Para a sociedade em geral? É viável a automatização para um grupo de trabalhadores que serão substituídos por uma máquina? ou acredita-se que os empresários manterão a mesma mão de obra após automatizarem suas empresas?
Esse é o grande problema referente a sociedade tecnológica do teletrabalho, fala-se em extinção de profissões, em alta capacitação do proletariado, mas vagamente se analisa que grande parte da população nem ler e escrever sabe, muito menos tem condição de se capacitar para as responsabilidades das futuras profissões.