papel da internet


PorAnônimo- Postado em 22 setembro 2010

A notícia é na verdade uma entrevista, onde o sociólogo espanhol Manuel Castells ira comentar o papel da internet, sua independência e relevância nos dias atuais. Bem como as relações de poder envolvidas entre aqueles que querem controlar e aqueles que desfrutam da mesma.

http://www.tudoagora.com.br/noticia/29325/Se-um-pais-nao-quer-mudar-nao-...

O mais interessante na entrevista é a desmistificação da internet, algo que já se verifica no título. A internet tomou uma proporção tal que nos faz vê-la como algo vivo, poderoso, dotado do poder de mudança. Mas, vivo, é o usuário que através dela se manifesta e informa, a si e a outrem. O que temos em mãos é um instrumento que nos permitirá melhorar, e não um instrumento que fará a melhora.

Cabe lembrar aqui a máxima "informação é poder". Graças aos sistemas de informação, nós cidadãos comuns a temos,a informação, e a difundimos com facilidade, tornando-nos tão poderosos quanto qualquer outro. A internet nos nivelou. A classe política, notória por sua necessidade de poder, em vão tenta controlar a internet em uma tentativa tão fútil quanto a de um cão que tenta abrir uma porta arranhando-a. O cão não sabe como abri-la, e mesmo que soubesse, é anatomicamente impossiblitado de fazê-lo.

O texto se encerra falando sobre o Brasil, destacando a passividade de seu povo. Exalta, sob a forma de sorte, os políticos influentes que tivemos na presidência nos último 4 mandatos. No que diz respeito a internet, ele encerra pragmaticamente, colocando que a internet ajudará a amplificar movimentos autônomos, que costumam aparecer em momentos de crise e que levam a mudanças. Mas que, se o povo não quer mudar, a rede de computadores apenas o auxiliará a ficar no mesmo lugar.