OEA lança plataforma sobre Governo eletrônico para América Latina


PorAnônimo- Postado em 04 outubro 2010

Segundo essa notícia, a Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da sua Secretaria de Assuntos Políticos, entregou no Dia 2 de Julho de 2010, o site e-Gobex, este que permite aos Executivos da América Latina e do Caribe trocar soluções de Governo eletrônico a fim de tornar mais rápido a sua modernização.

A plataforma (www.egobex.net) autoriza a qualquer governo da região anteriormente citada o acesso a uma base de dados para procurar resoluções para os problemas que se referem a gestões administrativas através da internet, conforme informou o OEA.

Da mesma forma, o Governo que possuir uma solução que possa ser adaptada e utilizada por outros países pode colocá-la nessa base de dados e assim dividir as suas conquistas em matéria de Governo eletrônico com o resto dos países da região e também do mundo.

A sugestão da criação dessa plataforma veio dos próprios governos da região e foi criado como sendo parte das atividades da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e o Caribe (www.redgealc.net).

Essa plataforma recebe patrocínio do Centro Internacional de Investigação para o Desenvolvimento (IDR), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (ACDI).

Fonte: http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/efe/2010/07/02/oea-lanca-plataforma-sobre-governo-eletronico-para-alatina.jhtm

Comentário:

Percebe-se nessa notícia o que já havia sido evidenciado no texto proposto pelo professor: não há soluções prontas como também não há um governo perfeito. O Governo eletrônico, com todas as suas deficiências e seus problemas, pode ser aprimorado a ponto de se tornar uma ferramenta útil, simples, atualizada e de fácil acesso.

Uma forma bastante inteligente para resolver os problemas contemporâneos do Governo eletrônico é justamente essa troca de informações que pode ser realizada através da plataforma anteriormente citada. Como dito inclusive no texto sobre o futuro do trabalho, na atual realidade as grandes obras não são realizadas por gênios que trabalham individualmente. Hoje o que se tem é uma mescla e uma troca das informações e conhecimentos de cada um para que se produza algo novo. Da mesma forma noto que essa forma de trabalhar possa ser utilizada de maneira proveitosa no Governo Eletrônico.

Talvez um país sozinho não seja capaz de implementar com eficácia essa forma de governo. Dificilmente uma plataforma de Governo Eletrônico criada por determinado país de forma isolada chegará a resultados melhores do que aquelas plataformas criadas a partir de conhecimentos vindos de muitos países.

É certo também, no entanto, que uma plataforma que for criada para um país não possa ser uma cópia fiel daquela utilizada em outro. No entanto, acredito que a partir da união de medidas bem sucedidas para um site de governo eletrônico levarão sim a um aumento na eficiência dos governos.

A fim de que se consiga construir um Governo Eletrônico de ampla aceitação pelos cidadãos é necessário, antes de mais nada, um site de fácil acesso e com informações completas e atualizadas. Creio que isso só seja possível com uma forma ideal de Governo Eletrônico – o que pode ser atingido através dessa mescla de conhecimentos entre os países da OEA.

Há quem discorde que a livre troca de informações e conhecimentos não deva ser realizada. No entanto, entendo que, no que toca ao Governo eletrônico, esse é o meio mais eficaz, e mais rápido, de fazer com que essas plataformas cheguem aos seus objetivos. O Governo eletrônico também não pode ser mais considerado como um simples capricho, mas deve ser considerado como uma necessidade. Assim sendo, acredito que o e-Gobex, se utilizado de forma correta, será muito importante no desenvolvimento do Governo eletrônico nos países não só da America Latina e Caribe, mas no mundo todo.