O trabalho na era digital


PorAnônimo- Postado em 19 maio 2009

O número de empresas que estimulam seus funcionários a trabalhar em suas próprias casas vem crescendo a cada ano. Além das já conhecidas vantagens obtidas com essa nova modalidade de trabalho, chamada também de Home Office – economia de tempo e dinheiro perdidos no deslocamento casa-escritório-casa, aumento de produtividade, flexibilização dos horários de trabalho – muitas empresas estão conseguindo evitar demitir um grande número de funcionários devido à redução drástica de custos fixos. Em tempos de crise, o teletrabalho se torna um requisito para permitir a sobrevivência de muitas empresas. Apesar dos gastos iniciais, como fornecer ao funcionário acesso à banda larga e equipamentos para montar seu próprio escritório, todo esse investimento gera um retorno que compensa as despesas iniciais. É uma estratégia que ajuda também no crescimento da empresa.

Outro beneficio é a melhora na qualidade de vida, já que o empregado passa a ter mais tempo para o lazer e para ficar com sua família. Apesar de todas essas vantagens, muitos funcionários sentem certo receio dessa forma diferente de trabalhar. Porém é algo inevitável na nova era digital e nos tempos de crise. Destaca-se que o escritório não desaparecerá, mas será usado cada vez menos, e apenas em casos onde a presença física seja necessária.

http://www.businessweek.com/magazine/content/09_10/b4122066051680.htm

Uma outra vantagem do teletrabalho, que não foi abordada na matéria, é a possibilidade de pessoas com deficiência (que possuem dificuldade de comunicação ou de locomoção, por exemplo) se tornaram auto-suficientes. Assim, além de contribuir para o desenvolvimento de muitas empresas, o teletrabalho também é uma forma de contribuir para a ascensão profissional de muitos que, até o momento, não tinham expectativas positivas quanto ao seu futuro profissional. É a tecnologia a serviço de todos, melhorando a qualidade de vida ao fornecer novas possibilidades a quem antes não contava com nenhuma.

Acredito que a questão fundamental antes de decidir em adotar ou não esta modalidade de trabalho é descobrir se ela é compatível com sua profissão e, principalmente, se está de acordo com seu perfil. Apesar de possuir inúmeras vantagens, estas não serão aproveitadas caso não haja adaptação da pessoa a essa nova forma de trabalhar. O importante é exercer suas atividades da melhor maneira possível. Para alguns no escritório, para outros em casa.