O papel da internet na crise dos jornais impressos


PorAnônimo- Postado em 23 setembro 2010

Síntese da notícia:

Os "agregadores de conteúdo" são considerados os responsáveis pela crisedo jornalismo impresso.

Serviços como Google News e Yahoo News estão influenciando na queda de circulação e de receitas dos jornais impressos em muitos países, ao contrário do Brasil, onde aumentou a circulação dos mesmos.

Um grupo de jornais tenta combater isso com a Declaração de Hamburgo, documento que defende os direitos autorais na internet.

Muitos são os fatores pela troca dos jornais impressos pelos agregadores de informação: a qualidade de leitura na tela superior a qualidade de leitura no papel; praticidade de manuseio da interface superior ao manuseio do papel; o armazenamento das notícias em arquivos ocupar menos espaço que o papel e; a atualização do conteúdo na internet ao longo do dia.

FONTE: http://webinsider.uol.com.br/2010/01/04/o-papel-da-internet-na-crise-do-...

Comentário:

Realmente os "agregadores de notícias" online trazem muitas vantagens aos leitores comparados aos jornais impressos, como citados na síntes acima, porém os jornais impressos não apresentam nenhuma fórmula para atrair e prender a atenção dos leitores, fazendo com que os mesmos optem pelo Google News e Yahoo! News por aí afora.

Como vimos no texto "Mundo do trabalho na sociedade da informação", muitas profissões devem desaparecer com o crescimento e evolução das ferramentas da internet, e com a crise dos jornais impressos muitos profissões podem tomar o mesmo caminho, desde os donos dos jornais, os jornalistas, e até os impressores, como foi exemplificado no texto referido.

Desta forma, concluo que a criação de novos atrativos aos jornais impressos pode surtir mais efeito que a proteção dos direitos autorais das notícias dos mesmos.