Nova tecnologia pretende extinguir dados digitais, de propósito

PorAnônimo- Postado em 01 outubro 2009

Notícia:

Um grupo de cientistas da computação da Universidade de Washington desenvolveu uma forma de fazer com que mensagens eletrônicas se "autodestruam" depois de certo tempo, como mensagens escritas na areia, varridas pela onda do mar.

Os pesquisadores acham que o novo software, chamado Vanish, que exige criptografia de mensagens, será cada vez mais requisitado, à medida que as informações pessoais e comerciais são armazenadas em máquinas centralizadas ou servidores, não em computadores pessoais. Atualmente, isso é chamado de "computação na nuvem", e as nuvens consistem nos dados – incluindo e-mail, documentos e calendários baseados na web – armazenados em vários servidores.

O Vanish usa o sistema de criptografia baseado em chave de uma forma diferente. Ele faz com que uma mensagem decodificada seja automaticamente re-criptografada num momento específico no futuro, eliminando o medo de que terceiros possam acessar a chave necessária para ler a mensagem.

As peças da chave, pequenos números, tendem a "erodir" com o tempo, enquanto gradualmente caem em desuso. Para fazer com que as chaves sofram erosão, ou expirem, o Vanish tira vantagem da estrutura de um sistema de arquivos peer-to-peer.

A tecnologia Vanish é aplicável em mais que apenas e-mails ou outras mensagens eletrônicas. Tadayoshi Kohno, professor assistente da Universidade de Washington e um dos criadores do Vanish, diz que o programa torna possível controlar o "tempo de vida" de qualquer tipo de dado armazenado na nuvem, incluindo informações do Facebook, documentos do Google ou blogs. O valor potencial dessa tecnologia foi recebido com grande alívio na semana passada, quando um hacker roubou dados pertencentes ao Twitter, empresa de mídia social, e os enviou por e-mail para empresas de publicações na web dos Estados Unidos e da França.

Comentário

Obviamente quebrou com o conceito pré-estabelecido de criptografia, mas ao fazer com as mensagens se autodestruam e conseqüentemente suas chaves desencadeia uma série de outros problemas. Um desses problemas é justamente a questão legal e administrativa de uma pessoa qualquer, em questões de segurança, em manter seus arquivos por um determinado tempo, decidido assim pela pessoa, e não por um programa que explora justamente a segurança.
Uma grande vantagem, porém, citada no texto, é de não depender mais daquela nítida dependência em relação a terceiros Visando assim um aplicativo mais rápido, seguro e eficiente, dando legitimidade com maior segurança do que os aplicativos comuns.
Disso, conclui-se que esta tecnologia deve revolucionar o conceito de legitimidade e de segurança presentes no atual mercado, visando uma maior confiança e credibilidade às empresas que dela usarão. Porém, há muitos problemas a serem resolvidos, mas ao estarem sanados, esta tecnologia crescerá, em minha opinião, em escala progressiva.

Aluno: Matheus Della Giustina Perin