Notícias sobre o uso da internet pelo candidatos das eleições de 2010


PorAnônimo- Postado em 28 setembro 2010

A Folha.com noticiou que "Uso da Internet traz desafio aos candidatos, afirma advogado". Nesta notícia o autor destacou um dos pontos positivos do uso da Internet nas eleições: o aumento da "transparência". Outro ponto destacado pelo autor é o público alvo das campanhas online, que "englobam principalmente jovens de 16 a 24 anos, visto que 80% destes jovens usam a rede mundial de computadores e 90% destes usam a rede como ferramenta para buscar informações."
Outro destaque é com relação a boca de urna digital, visto que "não há proibição na internet para comunicação entre candidatos e eleitores, que poderão interagir inclusive nos momentos imediatamente anteriores e posteriores à votação."
Já no blog Sueli Bacelar, a autora fez um post entitulado "Eleições 2010 - Como os políticos usam a Internet?". Neste post ela inicia destacando a ausência de candidatos de seu estado na Internet, e segue sua linha de raciocínio com interessantes afirmações, como por exemplo: "é melhor estar fora da internet do que fazer mau uso dela". Com base nesta afirmação ela cita pontos interessantes que devem ser focados pelos candidatos - podendo servir para instituições em geral - em especial no quesito de atualizações constantes.
Neste mesmo blog é possível encontrar outros posts muito interessantes sobre o tema. Clique aqui para acessar estes posts.
Já no site Uol Notícias, foi publicada a notícia "Internet deve ser tratada como prioridade nas Eleições 2010, diz 'blogueiro de Obama'". Nesta reportagem, é mostrada uma entrevista com Sam Graham-Felsen, um dos diretores de novas mídias da campanha de Barack Obama. O principal destaque da entrevista é o quão importante foi o uso intensivo da Internet na campanha para a sua vitória, atingido grandes números tanto em participações da população como também em doações para a campanha.

Obs: A lei nº 12.034/2009 trata das regras das eleições de 2010, inclusive sobre o uso da Internet.