Notícia - A experiência de quem aderiu ao trabalho em casa

PorJOCELAINE VIEIR...- Postado em 25 abril 2011

Notícia - A experiência de quem aderiu ao trabalho em casa (19/07/2010)

Para o coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Tecnologia da Business School São Paulo (BSP), a evolução da tecnologia da informação vai tranformar o home office no modelo oficial de trabalho em um futuro próximo.

Este modelo de trabalho tem gerado grande economia e aumento da produtividade das empresas que o adotam. O colaborador tem mais mobilidade, melhor planejamento de visita a clientes, e ganho de tempo em relação a não necessidade de atividades burocráticas e grandes deslocamentos no trânsito.

Entre as empresas que utilizam o método, citam-se: HP, participando de reuniões virtuais nos mais variados horários; a Cisco permite que os trabalhadores cheguem na empresa e escolham livremente uma mesa e um ramal de telefone; a Ticket criou uma célula especial para os trabalhadores e contratou uma consultoria especializada em teletrabalho, fornecendo aos trabalhadores mesas e cadeiras, celular corporativo, computador e impressora, além de ajuda de custo mensal para despesas com energia elétrica e material de escritório.

Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/28694_A+EXPERIENCIA+DE+QUEM+ADE...

Análise:

Como bem salientado pelo Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Tecnologia da Business School São Paulo (BSP), o teletrabalho será o modelo oficial de trabalho de um futuro bem próximo. Diante das inúmeras vantagens do modelo, cabe às empresas e ao próprio Estado desenvolver meios que melhor viabilizem a implantação do teletrabalho.

Não é só a economia e o aumento de produtividade que devem ser levados em consideração. Além de todos os benefícios para o trabalhador, que passa a ter mais tempo para si e para a família, pois melhor administra o seu tempo sem a necessidade de sair de casa e perder horas no trânsito, os grandes beneficiados com o teletrabalho, no futuro, serão os próprio cidadãos.

Ora, o ganho com o teletrabalho é tão grande e tão amplo, que não se pode desconsiderar todos os benefícios que ele pode trazer. A família fica feliz porque os pais/mães passam mais tempo com os filhos; a empresa fica satisfeita com a produtividade; o trabalhador fica tranquilo em apenas fazer o seu trabalho, sem estresse de trânsito e formalidades na empresa; até mesmo o meio ambiente tende a ganhar com a prática, pois com menos carros nas ruas, menor a poluição.

Definitivamente, nesta sociedade da informação em que vivemos, o futuro não é mais distante. Estamos em pleno processo de adequação às novas tecnologias e necessidades, e diante disso o teletrabalho será o primeiro e grande avanço nessa área.