Inclusão digital e desenvolvimento local

Porjuliawildner- Postado em 18 maio 2015

ARTIGOS/ARTICLES

Inclusão digital e desenvolvimento local1

Digital inclusion and local development

Caroline Queiroz SantosI; Ana Maria Pereira CardosoII

IGerente de Projeto. Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Rua Rio de Janeiro, 471 10ºandar, Centro, 30160-040, Belo Horizonte, MG, Brasil. Correspondência para/Correspondece to: S.Q. SANTOS. E-mail: <carol.qs@gmail.com
IIProfessor Adjunto, Faculdade de Ciência da Informação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Av. Dom José Gaspar, 500, Prédio 34, sala 212, Coração Eucarístico, 30535-610, Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: <anacard@pucminas.br>

RESUMO

O artigo procura analisar a inclusão digital como elemento facilitador para o desenvolvimento local. Seu objetivo é analisar e avaliar os ganhos sociais propiciados pelo acesso à tecnologia da Internet por meio de telecentros comunitários, procurando identificar tendências de desenvolvimento local a partir da ampliação do uso das TICs, em uma região caracterizada por pobreza extrema. Descreve-se a experiência do projeto Cidadão NET, iniciativa governamental realizada no Estado de Minas Gerais, que tem a proposta de auxiliar o desenvolvimento humano por meio do acesso às tecnologias e do envolvimento comunitário.

AnexoTamanho
inclusao_digital_e_desenvolvimento_local.pdf1.09 MB