Governo inglês investe US$ 45 milhões em instituto para estudar web semântica

PorAnônimo- Postado em 25 março 2010

Primeiro-ministro Gordon Brown atraiu talentos como Tim Berners-Lee e Nigel Shadbolt, e promete criar 250 mil postos de trabalho digital até 2020.
O primeiro-ministro inglês Gordon Brown anunciou nesta terça-feira (23/03) o lançamento do Web Sciences Institute, uma entidade que colocará o Reino Unido "na vanguarda da investigação sobre a web semântica, além de outras tecnologias emergentes da internet", afirmou.
No entanto, parece haver uma disparidade entre a ambição de Brown e o financiamento de 30 milhões de libras (cerca de 45,1 milhões de dólares, ou 80,5 milhões de reais) alocados pelo governo para a nova organização. O primeiro-ministro atraiu, pelo menos, alguns talentos para liderar o Instituto, incluindo o criador da World Wide Web, Sir Tim Berners-Lee, e o professor Nigel Shadbolt.
Em discurso sobre a “Building Britain's Digital Future”, Brown declarou querer que a Grã-Bretanha assuma o posto de líder mundial na economia digital, e que criará mais de 250 mil postos de trabalho qualificado até 2020.
O ministro prometeu realizar uma série de propostas radicais que incluem transferências e mudanças de despesas existentes, podendo, inclusive, cancelar projetos em andamento. Segundo ele, este projeto economizará bilhões de libras gastas no setor público anualmente.
Brown destacou o papel da web semântica, que em sua visão "mudará radicalmente a forma de se conduzir negócios - com novas empresas passando por meios de comunicação tradicionais e organizações não governamentais: informações e conhecimentos fluindo mais livremente".
O governo irá convidar as universidades e desenvolvedores web do setor privado a aderir a este projeto de colaboração.
(Mike Simons)

disponível em http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/03/23/governo-ingles-investe-us-4...