Governo Eletrônico no Brasil


PorAnônimo- Postado em 10 outubro 2010

Governo Eletrônico no Brasil

Cairo Lucas Machado Prates

“Governo eletrônico é uma tendência global. Governos de todo o mundo têm concentrado esforços no desenvolvimento de políticas e definições de padrões em termos de tecnologias da informação e comunicação, comumente chamadas de TIC’s, visando construir uma arquitetura interoperável a fim de munir os cidadãos com acesso a informações e serviços.
Nesse sentido, tecnologias da informação (TI) têm sido empregadas por governos a nível mundial nas esferas municipal, estadual e federal. A aplicação da TI no provimento de acesso a informações e serviços é denominada de governo eletrônico (ou governo digital como um conceito mais amplo). (...)”

Os governos tem adotado a tecnologia da informação, se aproximando do cidadão e, consequentemente, majorando a democracia, aumentando o acesso as informações, tornando eficaz o principio da publicidade. É o que denominam o governo eletrônico.
O referido sistema, além de muitos outros objetivos, trata da ação pública, organismos de informação no interior dos órgãos públicos, troca de informações e suporte de interoperabilidade. Assim, há uma intercomunicação entre os órgãos públicos e os cidadãos, utilizando-se desses fins. Todavia, para a aplicabilidade do governo eletrônico com eficácia, é elementar a existência de sistemas legados; diversidade de plataformas de hardware e software instaladas; multiplicidade de produtos e componentes utilizadas nos órgãos, que concretizarão o programa.

Florianópolis/SC, 05 de setembro de 2010.

http://www.espacoacademico.com.br/037/37amsf.htm