Google News diz respeitar direitos de propriedade intelectual


PorAnônimo- Postado em 29 maio 2009

A diretora de Relações Institucionais do Google Ibéria garantiu esta terça-feira à Lusa que o Google News respeita os direitos de propriedade intelectual dos jornais já que remete sempre o leitor para a fonte original das notícias.
"O Google News não pretende que o utilizador leia a notícia, remete-o para a fonte", disse Barbara Navarro, à margem de um seminário da Associação de Amizade Portugal – Estados Unidos da América sobre Direitos de Propriedade Intelectual, que decorreu esta terça- feira em Lisboa.
"Não se infringem direitos de propriedade intelectual e é muito útil para o utilizador, para ajudá-lo a encontrar as fontes", reforçou a responsável, acrescentando que o serviço do motor de busca Google "dirige muito tráfego para a fonte original".
A idéia de ameaçar os direitos de propriedade intelectual e de autor dos jornais e dos jornalistas nem sequer faz sentido num serviço que não tem como objetivo gerar lucro, lembrou Barbara Navarro.
"O Google News não gera dinheiro", afirmou, explicando que aquela ferramenta "não tem publicidade", e garantindo que não existem idéias "de mudar isso".
A decisão de "estar" no Google News através de links que o serviço capta é dos diretores e editores dos meios de comunicação social, que não têm de pagar nada para fazê-lo, explicou.
"O meio tem apenas de autorizar a indexação de conteúdos por parte do Google, não é necessário pagar nada", disse Barbara Navarro.
De acordo com um estudo da Marktest, divulgado em Abril, o Google News é cada vez mais utilizado pelos portugueses, tendo atingido em Março os 299 mil utilizadores únicos.
Diário Digital / Lusa – terça-feira, 26 de Maio de 2009 21:28
Fonte: http://www.dinheirodigital.com/news.asp?section_id=18&id_news=390542&page=0