Formação base dos agentes


PorAnônimo- Postado em 05 outubro 2009

Na aula de hoje, discutimos os temas Segurança Pública, com o Prof. Giovani de Paula, e Governo eletrônico, com o Sr. Armando Quadros, da equipe de Inteligência da Polícia.

Referente a palestra de Segurança Pública, falamos em sala sobre a má conduta dos políciais nas ruas. Penso que um dos problemas referentes ao "abuso de poder" dos agentes (policiais), quando em serviço, está relacionado a falta de uma maior exigência que o habilite a entrar na carreira e a falta principalmente de um treinamento adequado (formação base) para exercer tal profissão. Os policiais andam fortemente armados e têm a reatividade como princípio.

Supervalorizam a sua função e a julgam melhor e mais importante do que qualquer outra. O respeito, que deveria ser natural, é imposto. E quanto o policial não o tem por bem, tem por mal.

Polícial bom é o polícial valente, aquele que mais prende, que mais bate.
Será???

Cidadãos, na maioria das vezes inocentes, são tratados a pauladas.
Porque essa não é a realidade quanto em confronto com o pessoal do Movimento dos "Sem terra", que vivem fazendo baderna??

A reportagem abaixo, exibida no Jornal Bom dia Brasil de 7/10, vai exatamente ao encontro desse assunto.
PMs de Timbó (SC) trataram jovens, sem antecedentes criminais, a socos e pontapés, simplesmente porque os vizinhos reclamaram do barulho que eles estavam fazendo.
Os jovens, que filmaram a ação, vão agora buscar a justiça.

Mais detalhes em: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1333803-16020,00-PMS+ESPANCAM+E+AMEACAM+JOVENS+EM+SANTA+CATARINA.html

Já o Sr. Quadros mostrou em sua palestra como utilizar a tecnologia a favor da Polícia. Ele apresentou o sistema SISCON que ele próprio desenvolveu, e que permite que os agentes insiram informações sobre ocorrências que possam vir a auxiliar na futura busca e tomada de decisão. São iniciativas desse tipo que nos ajudam a avançar, a rastrear e a punir os que merecem.

Cara Paloma,

A formação dos agentes depende de Instituição para Instituição. Ou seja, a base utilizada na Academia de Policia Civil é uma e na Militar é outra. O que eles esquecem de ensinar, é o chamado bom-senso no atendimento de uma ocorrência. Também não podemos esquecer que em um passado não muito distante, o nivel de instrução solicitado para ingresso na carreira era ter o ensino fundamental. De 1990 até hoje, passou-se a solicitar o 2ºGrau. Agora, conforme resolução do Governo do Estado, o nivel de escolaridade exigido para ingresso como soldado da PM é ter nivel superior. Mas, de nada adianta o individuo ter ensino fundamental ou nivel superior se ele não é bem preparado na Academia, por diferente de outros países, o período que ele passa na academia é de 06 (seis) meses. O que ele vai aprender sobre como atuar nas ruas, ou com o cidadão? Nada! É com o dia-a-dia que ele vai aprender bem ou mal, utilizar o bom-senso. O tema é bem complexo para se tratar e de aplicar.

É, realmente.
Penso que a atitude de alguns é reflexo desses meses de "treinamento".
A falta de constante capacitação acarreta no mau comportamento e desempenho dos agentes.
A academia tem que dar condições para exigir resultados condizentes com o que o cidadão espera da segurança pública.