A experiência de quem aderiu ao trabalho em casa

PorAnônimo- Postado em 22 setembro 2010

Resumo: Feita da forma correta, a adesão ao trabalho em casa pode representar aumento da produtividade para empresa e maior liberdade para o empregado. Para o coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Tecnologia da Business School São Paulo (BSP), a evolução da tecnologia da informação vai tranformar o home office no modelo oficial de trabalho em um futuro próximo. Em cinco anos, a implantação do trabalho em casa, alguns dias por semana, em toda a área de vendas da Ticket, empresa do setor de refeição e alimentação, gerou uma economia de R$ 3,5 milhões. Segundo a empresa, o ganho em produtividade proporcionou um crescimento de 40% no volume de vendas para novos clientes e incremento de 76% na receita proveniente dessas vendas. “O colaborador tem mais mobilidade, consegue planejar melhor suas visitas e dedicar mais energia a cada cliente ao invés de ser tomado pelas atividades administrativas de um escritório, ou de perder tempo no trânsito para se locomover até a empresa, entre outras coisas”, explica Eduardo Távora, superintendente de vendas da Ticket. Segundo a Ticket, para que a adoção do modelo de teletrabalho fosse possível foi necessária a criação de uma célula exclusiva para atendimento aos profissionais que trabalham em casa. Cada um dos 104 colaboradores da empresa que trabalha em casa recebeu ainda mesas e cadeiras, celular corporativo, computador e impressora, além de ajuda de custo mensal para despesas com energia elétrica e material de escritório.

Comentário: Após a leitura da reportagem fica claro que a “conseqüência do teletrabalho é uma empresa mais ágil, menos hierárquica e com mais flexibilidade” como mencionado no texto “O mundo do trabalho na sociedade da informação”. Nesse sentido, não apenas a empresa sai ganhando, mas também o seu colaborar, pois este não desperdiça seu tempo em questões administrativas e no trânsito, por exemplo. Cresce, dessa maneira, o rendimento e a produtividade de cada colaborador. Vale salientar que, se o colaborar escolher seu local de trabalho, ele poderá ser mais criativo para as soluções dos conflitos, não se estressará com aquela pressão de um escritório do tipo clássico e compartilhará mais tempo com sua família. Nesse sentido, o aumento do rendimento do trabalho em um ambiente menos estressante, disponibilizarão um maior tempo livre ao trabalhador – tempo que é escasso nos dias de hoje.