Estudo de Site - Ministério da Educação

PorAnônimo- Postado em 24 junho 2010

O acesso ao site do Ministério da Educação se dá pelo endereço: http://www.mec.gov.br/

Logo de início, há a opção por portais específicos, direcionando os usuários a portais do SiSU - Sistema de Seleção Unificada, ProUni e ENEM, além do portal do Ministério da Educação propriamente dito. O site em análise foi este último, que reúne todos os serviços prestados pelo Ministério da Educação, incluindo links para os portais mencionados.

O Portal do Ministério da Educação permite que o usuário se cadastre, tornando possível a customização do site conforme o perfil do interessado. Por exemplo, um professor pode, após efetuar o cadastro, customizar os menus de acesso de forma a exibirem os serviços e informações de seu maior interesse, descartando tópicos como cadastramento de cursos, de interesse exclusivo de instituições de ensino. Além disso, também é possível customizar os sistemas de busca e de notícias para exibirem apenas assuntos pré-determinados. Contudo, o sistema não é sofisticado a ponto de apresentar sugestões de conteúdos, com base no perfil cadastrado.

Em relação ao layout, trata-se de um site bem organizado, com diferenciação dos tópicos conforme o grupo de interesse (Estudantes, Pais e familiares, Governo, Instituições de Ensino, Imprensa e Fornecedores). Cada grupo está identificado por uma cor, de modo a facilitar a identificação. Os menus ficam sempre visíveis, evitando que o usuário tenha que retornar caso queira optar por outro serviço. Os menus de cada grupo apenas apresentam os principais tópicos, que de modo algum esgotam tudo que está à disposição no portal do MEC. Assim, no menu padrão para estudantes, por exemplo, constam links para o FIES, ProUni, ENEM, ENADE, Revalidação de Diplomas, Pós-graduação e Instituições Credenciadas. Entretanto, há muitos outros serviços que poderiam interessar a esse público que se encontram "escondidos" no Portal, principalmente em relação a conteúdos para aprendizagem.

Em relação aos serviços prestados pelo site, o Portal do Ministério da Educação é basicamente informativo. As prioridade no site são as informações relativas aos exames nacionais (Prova Brasil, ENEM, ENADE, Vestibulares) e aos indicadores de qualidade (IDEB, Educacenso). Um serviço que vem ganhando destaque no portal são as opções de financiamento do ensino superior, como o Fies e o ProUni. Existe também um sistema para cadastramento de cursos e instituições de ensino, o e-MEC. Tal recurso permite a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação, através da abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de ensino.

Seguindo as diretrizes do governo federal de maior transparência nos gastos, é possível acompanhar no site os editais dos pregões realizados pelo MEC e a prestação de contas dos gastos efetuados.

A maioria dos sistemas do MEC requer um cadastro e o acesso é mediante senha. Em muitos dos serviços o cadastro não é automático, sendo necessária uma aprovação pelo responsável.

Falhas

O conteúdo à disposição é tão vasto que é inevitável o usuário se sentir um pouco perdido. Muitos serviços de interesse não possuem divulgação e tem o acesso complexo. Por exemplo, o Portal do MEC fornece acesso ao Banco Internacional de Objetos Educacionais (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/), que reúne conteúdos nas formas de vídeos, animações, softwares, textos, inteiramente gratuitos, abrangendo desde a educação básica até a superior. Como outros serviços, só é possível localizá-lo através de uma busca no site ou pela opção "Sistemas do MEC". É difícil entender porque um conteúdo de tão grande relevância ao professor não possui um link no menu destinado a essa categoria. O próprio Portal do professor (portaldoprofessor.mec.gov.b) não se encontra no menu dos professores, sendo acessível através de um link discreto no corpo principal da página de abertura. Outro exemplo, que poderia interessar tanto ao cidadão quanto ao estudante, é o WebEduc, que reúne os conteúdos educacionais do MEC. Um dos recursos disponíveis é o Francoclic (http://francoclic.mec.gov.br/), site desenvolvido em parceria com a Embaixada da França no Brasil que reúne recursos destinados à aprendizagem e ao ensino da língua francesa. Novamente, tal serviço só é encontrado através da exploração do site, pois não há na página principal informações sobre a sua existência.

Acessibilidade

Em caso de dúvidas, há tanto a possibilidade de questionamento por e-mail quanto por telefone. O site também conta com um sistema de "Perguntas Freqüentes" para a maioria de seus serviços.

O site do MEC, como a maioria dos portais do Governo Federal, foi elaborado conforme as diretrizes do W3C - Consórcio World Wide Web, um organismo internacional que desenvolve padrões com o objetivo de promover o crescimento e a acessibilidade da web. Entretanto, no teste padrão do W3C, o Portal do MEC apresentou 113 erros. É possível fazer o ajuste do tamanho das fontes e do contraste da página, de forma a facilitar a leitura. Tal recurso operou sem problemas durante a avaliação. Por fim, o Portal do MEC é aprovado pela Acessibilidade Brasil (http://www.acessobrasil.org.br/).