Entrevista: e-gov no Brasil está atrasado

PorAnônimo- Postado em 28 agosto 2009

Aires Rover, da Universidade Federal de Santa Catarina, acredita que falta interação à maioria dos programas de governo eletrônico brasileiros. O professor Rover está iniciando o Observatório de Governo Eletrônico com a espanhola Universidade de Zaragoza. Os projetos de governo eletrônico no Brasil, apesar dos prêmios recebidos, ainda estão atrasados quando se compara com o potencial que a internet oferece. A análise é de Aires Rover, professor do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante de um grupo de pesquisa internacional que acaba de lançar o Observatório de Governo Eletrônico. O observatório, além de estudos acadêmicos, realiza projetos que visam a melhoria das práticas governamentais por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

“Falta interação”, resume Rover. Para ele, os projetos nacionais ainda estão muito voltados para a disponibilização de documentos, quando deveriam prestar mais atenção à abertura dos processos decisórios aos cidadãos. Nesta entrevista, o professor explica como funciona o Observatório de Governo Eletrônico, por enquanto restrito a Santa Catarina, e faz comentários sobre uso das TICs em âmbito governamental no Brasil, tanto na esfera municipal quanto estadual e federal.

Ver entrevista

Fonte: Guia das Cidades Digitais