Empresa estimula funcionários a trabalhar em casa


PorAnônimo- Postado em 03 junho 2009

País já tem 10,6 mi de teletrabalhadores; especialistas aprovam a medida para SP e sugerem aval do governo
Há quem tenha encontrado uma forma de fugir dos congestionamentos de São Paulo: simplesmente não os enfrentam mais. Por iniciativa própria ou incentivados pelas empresas, muitos paulistanos têm optado por trabalhar em casa. Pesquisa realizada neste ano pela ONG Market Analysis, com 345 trabalhadores em nove capitais, incluindo São Paulo, mostra que o serviço virtual já é adotado por 23% dos funcionários do setor privado. As microempresas são as que mais se utilizam do teletrabalho. Já são 10,6 milhões de teletrabalhadores no País - em 2001, eram apenas 500 mil.
E isso também resulta em produtividade. Segundo um estudo da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a cidade perde por ano R$ 4,1 bilhões com congestionamentos e o paulistano poderia converter em renda 30% do tempo que perde para se deslocar até o escritório. Mesa, cadeira, laptop, telefone, banda larga, tudo é reembolsado pela empresa. "O local físico é o que menos importa.
Por conta desse impacto, a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt) defende que o incentivo ao "deslocamento zero" parta, não só das empresas, mas também do poder público. "Nos EUA e em várias cidades européias, o governo oferece benefícios fiscais para as empresas que adotarem o teletrabalho", afirma a presidente, Ana Manssour.
O teletrabalho é uma tendência para as grandes capitais, sendo muito benefico para toda a população. São inúmeras vantagens na opção do home-office: redução de congestionamentos, redução de poluentes para atmosfera, melhoria na qualidade de vida do funcionário, menos stress etc. Além dos incentivos fiscais que as empresas receberam ao optarem por essa modalidade de trabalho, que algumas regiões estão aderindo aos incentivos. Essa modalidade de trabalho é ótima para o funcionário, pois ajuda no seu relacionamento pessoal, tendo mais disponibilidade para sua família e seu bem-estar, como por exemplo aderir a práticas de exercícios físícos diariamente.
Fonte: http://www.gohome.com.br/home-office/estadao-106-milhoes-de-teletrabalhadores-no-brasil/