E-Gov e Web2


PorAnônimo- Postado em 27 outubro 2009

O Governo eletrônico vem tomando cada vez mais espaço na vida do cidadão. O acesso às informações ainda são custosas, isto é, somente uma parte da população as tem. Embora que o custo dos equipamentos de informática estejam mais acessíveis, faltam ainda, que sejam adotadas políticas de acesso, com barateamento desse acesso.
Também foi abordados alguns casos de sucesso de e-gov, no caso do Governo de Cingapura. No Brasil, os Estados têm feito esforços para colocar seus serviços a serviço do cidadão. Serviços como, consulta a cpf, placa de carro, emissão de alguns documentos, entre outros. Em São Paulo, por exemplo, o governo disponibilizou um portal que integra todos os sites de órgãos do Governo onde são oferecidos serviços e informações.
Em Santa Catarina, a prefeitura de Florianópolis disponibilizou o portal do PRÓ-CIDADÃO, onde são oferecidos serviços como: atualização de endereço, impressão de iptu, informações imboliárias, consultas de débitos de iptu, entre outros.
As experiências internacionais em e-gov, cito o portal do Governo da Espanha. O site possue informação sobre função pública, organizações públicas, projetos, contratações, legislação, bolsas de estudo, concursos, entre outros.
O endereço para acesso: http://www.060.es/
O conceito de Web2 que chamou a minha atenção foi o de Mashups, onde, ao meu entender, utiliza-se algo que já está pronto ou acessar dados já existentes sem que haja a necessidade de recriar. Exemplo prático, é a utilização dos mapas ofertados pelo google maps.