Crimes de Informática


PorAnônimo- Postado em 03 novembro 2010

Crimes de Informática

Cairo Lucas Machado Prates

Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática criada no Rio Grande do Sul

“Seguindo a tendência de outros estados, foi criada no Rio Grande do Sul a primeira Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do estado, ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil. Além do atendimento físico ao público, a delegacia conta também com canal de denúncias pelo e-mail drci@pc.rs.gov.br e pelo twitter @drci_rs.
O delegado Émerson Wendt é coordenador do curso de Inteligência Policial na Academia de Polícia Civil (Acadepol), e também escreve sobre crimes virtuais em seu blog emersonwendt.com.br.”

Como muito bem esposado pelo texto “Informática Jurídica”, a evolução da informática é acompanhada pelo aumento gradativo dos crimes nessa seara, que conta com o precário cuidado e conhecimento da grande maioria de seus usuários, isso porque cada vez o computador é usado para tarefas rotineiras, sem, no entanto, haver prevenção e educação dos utentes em face das artimanhas impostas pelos delinquentes contumazes na prática de crimes eletrônicos.
Os meios de provas são frágeis nesse panorama jurídico, tampouco há legislação reguladora do tema, contudo, em que pese essas dificuldades, existem condenações por crimes de informática.
Importante passo para a aplicação do direito nessas situações, mormente pelo estorvo da consolidação de provas, foi criação da primeira Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio Grande do Sul, ligada a Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil, viabilizando a área da investigação criminal nessa espécie delituosa.

Florianópolis/SC, 03 de novembro de 2010.

http://www.seginfo.com.br/delegacia-de-repressao-aos-crimes-de-informati...