Crescem Postos de Trabalho e Profissionais são Disputados


PorAnônimo- Postado em 22 setembro 2010

Nos últimos 7 anos foram criados 1 milhão de postos de trabalho em Minas Gerais. O mercado aquecido e os profissionais de várias áreas são disputados por empresas. É o assunto tratado na reportagem que foi ao ar no dia 8/set, pela 2ª edição do MGTV.
Em decorrência do crescimento das cidades, os profissionais levam em conta vários fatores na hora de mudar de empresa. Além do salário, a distância entre sua residência e o local de trabalho, é um dos fatores que mais conta nessa hora.
Historicamente, o trabalho é visto sob de vários aspectos, bem como chegar ao trabalho em um horário determinado e cumprir carga horária fixa. Mas nos dias atuais, em face dos problemas de infraestrutura enfrentados nas grandes cidades, a relação Trabalho x Trabalhador está mudando de forma significativa e acelerada.
Vivemos um período de transição onde a forma tradicional de vermos o trabalho, cada dia mais insurportável, se torna também inconsebível. Essa transição contrói uma nova visão do trabalho, que apoiada pelos avanços tecnológicos, dá também origem a um ecossistema mais conveniente a realidade do século XXI e ainda mais competitivo.
Essa nova visão do trabalho modifica profundamente os valores inseridos na relação de emprego. O indíviduo enquanto trabalhador precisa gerenciar seu próprio tempo, suas atividades, e alinhar projetos pessoais com os projetos das empresas. Enquanto que as empresas, ao beneficiarem dos avanços tecnológicos, precisam se tornar mais flexíveis e ágeis, no sentido de encontrarem formas mais eficázes de gerenciamento, aumentar a confiança no profissional e ao mesmo tempo formar profissionais capazes de se auto-gerenciarem.
No ramo da Informática, setor que apresenta um dos mais elevados índices de oportunidades, várias empresas procuram adotar políticas mais flexíveis e formentar o aprimoramento profissional de seus empregados, algumas vezes através de cursos e incentivos em dinheiro para quem se aprimora. Com tantas oportunidades, as empresas precisam manter seus talentos.
É importante observar que a educação é também um dos principais fatores que contribuiem para essa transformação. Os profissionais para serem competitivos no mercado de trabalho, precisam se capacitar ainda mais. O diploma só não basta. O profissional precisa ter capacidade no uso da tecnologia, de gerenciamento de tempo, da informação e das relações interpessoais no ambiente de trabalho.
As certificações, comuns em várias áreas, inclusive na Informática, são muito visadas pelas empresas ao contratar um profissional. É importante salientar que não é possível certificar competência, mas é possível certificar conhecimento, e é a esse propósito que servem as certificações. Além do que, a empresas estão em busca de profissionais que tenham capacidade de aprender novos conhecimentos, habilidade para trabalhar em equipes multi-diciplinares e boa capacidade de comunicação. É comum também serem exigidos conhecimentos de uma ou mais línguas estrangeiras.

Assista a reportagem completa em:

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/profissionais-aproveitam-boas-ofertas-no-mercado-de-trabalho-para-trocar-de-emprego/1333507/#/MGTV%202/20100908/page/1

Karina Diana O. de Miranda