Considerações acerca da educação no ensino fundamental no Brasil


PorAnônimo- Postado em 22 julho 2010

Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a rede pública de ensino do Brasil tem apenas duas escolas entre as 20 melhores do País no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. Entre as 20 piores, 19 são estaduais e uma é municipal.
As escolas públicas bem colocadas são o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, no 7º lugar, e o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-Uerj), que funciona na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ficou na 17ª posição.

Esses dados refletem uma triste realidade verificada na Brasil. Sabe-se que a educação é o instrumento capaz de transformar a realidade, de emancipar os cidadãos, de tornar possível a realização de sonhos de cada ser humano.

Um país que não investe em educação pública de qualidade dificilmente poderá ter cidadãos autônomos, livres, ativos. Dificilmente poderá ser democrático. Os dados veiculados, embora retratem uma triste realidade, devem ser vistos como um alerta para que algo seja modificado. Afinal, como se falar em democracia em um Estado no qual a educação de qualidade ainda não foi devidamente garantida?