Assinatura digital agiliza órgãos públicos


PorAnônimo- Postado em 08 junho 2009

Assinatura digital agiliza órgãos públicos

Muita gente já tem, mas quem ainda não tem, vai ter. E logo. A certificação digital, ou assinatura digital, veio para ficar e desburocratizar diversos procedimentos nos órgãos públicos. Só no mês de março, a Federação Nacional de Contabilidade (Fenacon) fez a certificação digital para três mil empresas e profissionais liberais. Em Londrina o Sescap-Ldr certificou mais de 400 empresas nos últimos meses e profissionais liberais.
A certificação digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente. Segundo a Receita Federal, o órgão adotou o Certificado Digital para que os serviços protegidos por sigilo fiscal também possam ser atendidos por meio de sua página na Internet. Esses serviços utilizam a tecnologia que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos eletrônicos, assegurando sua privacidade e inviolabilidade.
Com esta assinatura digital, explica o diretor de tecnologia e negócios da Fenacon, Carlos Victorino, os contadores, por exemplo, não precisam mais ir à delegacia da Receita Federal para resolver vários tipos de problemas que antes ocorriam. ”Às vezes um simples erro de digitação em uma guia de pagamento obrigava o contador a se deslocar até a Receita, enfrentar fila, pegar senha conversar com o atendente. Isso levava horas, e, em alguns casos, a solução só chegava dias depois. Com a assinatura digital, o contador entra no site da Receita, verifica o erro, faz a correção e pronto”.
Tudo em poucos minutos. Antes, conseguir uma certidão negativa, por exemplo, demorava dias. Hoje é feito tudo na hora”, comenta Victorino. Segundo ele os contadores estão aderindo, mas ainda existem muitos que não têm a certificação digital. ”Alguns contadores ainda não perceberam as facilidades da assinatura digital. Como os profissionais que têm a certificação dificilmente precisam ir à Receita, pois resolvem a maioria dos problemas pela internet, a burocracia fica menor e as filas no órgão estão diminuindo”, comenta Victorino.

Mais no site: http://blig.ig.com.br/datafanning/2009/04/22/assinatura-digital-agiliza-...

A assinatura digital é um método fantástico de garantir a integridade de uma informação e seu segurabilidade. Com ela documentos importantes podem ser enviados pela Internet com baixos riscos (uma vez que nenhum sistem é infalível).
Os lucros do País com essa tecnologia são fenomenais, ainda que dificilmente quantificáveis. Evitam-se perdas financeiras (geralmente grandes) que pode acarretar a chegada de dados sigilosos às mãos erradas; evita-se que as pessoas tenham que se deslocar a algum outro lugar físico, gastando tempo no transporte e combustíveis, ajudando a preservar a natureza; evita-se que as pessoas fiquem paradas, improdutivas, na fila, aguardando serem chamadas; um processo cujo resultado poderia levar dias agora é feito intantanea ou quase instantaneamente; por último, acaba-se por eliminar gastos com pessoas específicas com essa funções de leva-e-traz de documentos (cuja figura emblemática é o office-boy).
Numa sociedade na qual cada segundo é sinônimo de dinheiro ganho ou perdido, em que as empresas são grandes e realizam diversas vezes essas funções, mesmo um pequeno ganho de tempo no processo representa, ao fim do ano, enormes quantidades de horas extras, fazendo com que esse sistema com certeza valha a pena.