Ajude a salvar vidas.


PorAnônimo- Postado em 07 julho 2010


Caro cidadão,
Não é novidade que os estoques de sangue estão sempre no vermelho no Brasil. Trata-se de uma realidade nacional que faz com que campanhas emergenciais sejam frequentes. Nos países desenvolvidos, 5% da população realiza doação de sangue, enquanto que entre nós apenas 1,8% realiza tal gesto.
O Ministério da Saúde está escrevendo o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. Neste texto, são estabelecidas todas as normas referentes ao uso de produtos do sangue, desde a escolha de um doador, até a forma de processamento , armazenamento e transfusão desses produtos. Você nunca se questionou de onde vem todas aquelas perguntas estranhas que você tem de responder durante a entrevista? Pois é, vem desse regulamento.
De todas as alterações propostas, uma das mais importantes é a mudança da faixa etária para os doadores; de 18 para 16 anos (menores de idade precisam de autorização do responsável), e de 65 para 67 anos. Tal mudança irá aumentar o número de doadores em mais de 13 milhões de pessoas no país.
Por que estou contando tudo isso a você? É porque qualquer um pode fazer sua contribuição, mostrando seu apoio ao novo regulamento. Basta você seguir os passos abaixo:
2.Para ter acesso ao projeto, é necessário realizar um cadastro. Clique em cadastro, e preencha os campos com os seus dados pessoais. Depois, Clique em “concordo”, no final da página.
3.No topo da página, clique agora em escolha da consulta, e selecione o documento sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos (é o primeiro da lista).
4.Abrirá a página com a prévia de todo o texto. Você pode inserir seu comentário sobre qualquer parte que desejar.
5.Vá ao artigo 30, parágrafo 2º: mudança da faixa etária para doação de sangue.
6.Logo abaixo, clique em “contribuir”. Aparecerá novamente o texto e abaixo um espaço para você escrever a sua opinião. Depois, clique em “inserir”.
A consulta pública está aberta até o dia 02 de agosto de 2010. Não deixe para depois. O movimento “ficha limpa” já demonstrou como a opinião pública é decisiva. Com apenas alguns minutos do seu tempo, você também pode ajudar a salvar vidas.