A TRANSFORMAÇÃO DA INFÂNCIA E DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES SÓCIO-HISTÓRICAS


PoreGov- Postado em 03 março 2011

Autores: 
THOMÁS, Catarina Almeida

Texto retirado da Internet, no endereço http://sites.ffclrp.usp.br/paideia/artigos/21/07.pdf, em 27/05/2009

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as mudanças sócio-históricas que se
produziram na concepção e na vivência da Infância, vinculadas ao papel desempenhado pela
Educação, numa análise que procura abranger do período romano à (pós)modernidade. A relação da
infância e da educação é vista a partir de uma avaliação das práticas sociais e ideologias dominantes
em cada época, pontuando-se as propostas feitas e as realizadas; também se verifica a questão da
problematização da situação mundial e discute-se a questão dos Direitos da Infância e da
Adolescência, observando o caminho seguido desde a Declaração Universal dos Direitos do
Homem, em meados do século XX e, sobretudo salientando as dificuldades na sua implementação
em diversos momentos e culturas.

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