Revolução, Golpe de Estado, Contra-Revolução e Globalização


PoreGov- Postado em 16 março 2011

Autores: 
GRANJA, Aline Ferraz de Gouveia

Revolução é a tentativa, acompanhada do uso da violência, de derrubar as autoridades políticas existentes e de as substituir, a fim de efetuar profundas mudanças nas relações políticas, mo ordenamento jurídico-constitucional e na esfera sócio econômica. Em sentido estrito, revolução de massa pretende subverter fundamentalmente as esferas políticas, sociais e econômicas. Grande participação popular e luta prolongada, a violência interna é elevada.

Palavra criada na renascença e usada como termo político no Séc.XVII para indicar uma ordem preestabelecida que foi perturbada. A mudança definitiva do significado ocorreu durante a revolução Francesa a partir dela passa a ser ?fé na possibilidade de criação de uma nova ordem?, que não só busca a liberdade nas velhas instituições como cria novos instrumentos para a liberdade.

?Só se pode falar em Revolução, quando a mudança se verifica com vistas a um novo início, quando se faz uso da violência para constituir uma nova forma de governo absolutamente nova e para tornar real a formação de um novo ordenamento político, e quando a libertação da opressão visa pelo menos á instauração da liberdade?.(Arendt, 1963, p.28).

Marx: Revolução seria o instrumento essencial para a conquista da liberdade e um meio para a conseguir a igualdade (perspectiva de consecução simultânea de liberdade e felicidade para o homem produtor).

Revolução é símbolo poderoso da sociedade que quer vitória sobre a opressão e sobre a escassez de recursos.

AnexoTamanho
31555-35933-1-PB.pdf38.06 KB