A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO GOVERNO LULA: UM PERCURSO HISTÓRICO CONTROVERTIDO
Texto retirado da Internet, no endereço http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a17.pdf, em 22/05/2009
Este artigo analisa as políticas de educação profissional do
Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade,
as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do
poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal
regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo
processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a
contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés
de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas
Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao
Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
(PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis
à integração entre formação básica e formação específica, a
política de educação profissional processa-se mediante programas focais
e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e
no terreno da contradição.
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